Avançar para o conteúdo principal

ContagiARTE

Descobri um workshop de fotografia muito interessante no Contagiarte. Com um total de 55 horas durante 3 meses, tem um programa bastante completo e interessante.

Serão percorridos aspectos teóricos e práticos como a história da primeira fotografia, uso da câmera e equipamentos, revelação em P/B e noções de laboratório P/B, construção e manipulação de uma câmera fotográfica artesanal “pin hole” (por ex.: fotografar com lata ou caixa de fósforos), elementos de linguagem fotográfica como a luz/ regras da composição e do enquadramento, noções básicas de software para a edição e o tratamento digital de imagens, saídas colectivas para fotografar, visita a exposição e Museu da Fotografia.
 PROGRAMA:
- Formação da imagem numa câmara escura | Materiais fotossensíveis – o registo da imagem | A imagem em preto e branco | Construção e manipulação de uma câmera fotográfica “pin hole” (fotografar a partir de uma caixa de fósforos ou lata por ex.). Laboratório fotográfico: Processamento (revelação e cópias) do material feito com a câmera “pin hole”
- Os diferentes tipos de câmera fotográfica. | O funcionamento e uso da câmera: diafragma, obturador, sensibilidade, o uso do fotômetro; o sensor, as objectivas (distância focal)
- Composição (Regras da Composição e do Enquadramento escolhas, recorte, enquadramento, composição tonal e composição de cores)
- A captura digital de imagens: elementos da câmera digital | O arquivo digital: Compactação e formatos de arquivos; Biblioteca de Arquivo – Organização e Método; Tratamento digital de imagens em Adobe Photoshop Lightroom.
Saídas colectivas para fotografar.
Visita a exposição e ao Centro Português de Fotografia.

Gostei, vou pensar nisto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Artesanato - A Feiticeira

A feira de artesanato de Vila do Conde está a decorrer e como sempre, não pude deixar de ir. Todos os anos dou um passeio por lá e vejo milhentas coisas que me apetece trazer para casa. Compro normalmente um presépio, um diabo de Barcelos e muitas vezes algo que me salta a vista na altura. E este ano foi igual... Um presépio, um diabo de Barcelos, um prato para fazer de fruteira, um porta-lapis de pele e um fantoche! É o fantoche que eu venho cá mostrar. Eu adoro fantoches para brincar e contar histórias ao Gustavo. E ele também fica faxinado com eles. Mas quando vi estes... bem! Fujam! A loja chama-se: Artesanato A feiticiera. São lindos e todos em pano, perfeitos em termos de execução, tem muitas versões, muitas histórias, bem adorei. Tive de trazer um! Havia duas versões, um fantoche tradicional de "meter a mão". E a outra versão, mais complexa, tem uma personagem de um lado e virando "a saia" tem a outra personagem. As duas personagens completam uma his...

Pirografia Projecto 2

Como a primeira caixa ficou engraçada e eu gostei muito de a fazer, o marido pediu logo uma para ele. Então, ontem, enquanto via o "Suits", comecei o novo trabalho de pirografia.  Bem mais simples do que parece. O pirografo foi cerca de 12€ no lidl e a madeira pode ser qualquer uma. Claro que quanto melhor a madeira mais uniforme o trabalho. Algum cuidado porque está quente e depois é só deixar a imaginação fazer o resto.

Montessori - actividade #4

Experimentamos uma nova variante da última atividade de separação por cores. Neste caso, como ele já separa muito bem por cores, adicionei uma nova dificuldade que foi a pinça. Usei os potes de cores do IKEA, uma pinça de salada e bolinhas de "pelo" coloridas. Fui tentando dizer as cores para ele repetir, mas mais uma vez como eram 4 ele apenas fixava o amarelo.