Avançar para o conteúdo principal

Art Journal

Um dos desafios que lancei para 2014 foi a criação de um Art Journal para desenhar, anotar ideias, experimentar novas técnicas e materiais. Escolhi dois cadernos de capa preta e folha grossa, de tamanhos diferentes e lá fui experimentando.

Mas surgiram-me várias dificuldades. E conclui que não tinha escolhido os cadernos certos.

  • As folhas destes cadernos deverão ser mais grossas do que as que eu escolhi, apontemos pelo menos para mais de 120gr. Folhas finas fazem com as tintas passem de uma página para a outra, contaminando os trabalhos. 
  • O tipo de papel terá de se adequar ao tipo de projectos, materiais e gostos pessoais. Se quiserem fazer projectos de grafite, necessitam de um papel muito diferente do que se fosse para usar aguarelas. 
  • É também importante se o caderno é colado, cozido ou de argolas, etc. A parte do meio, no caso de um dos meus cadernos, impede que o projecto ocupe as duas páginas, pois não o consigo espalmar. Se gostarem de páginas individuais, poderão usar de argolas, por exemplo, para depois retirar do caderno os trabalhos que desejarem.
  • Depois o tamanho é mesmo muito importante. Estava a usar mais o caderno A4, mas, e aí será principalmente uma questão e gosto, ficamos com um trabalho final a ocupar um A3. Passei para o caderno A5. Mais fácil de transportar, consigo estruturar o resultado final melhor, gasto menos materiais, etc.
  • Por fim, materiais a usar. Deve-se usar sempre coisas que temos em casa, é a principal ideia dos Art Journal, explorar, experimentar. Mas existem materiais que começaram a sentir falta assim que começarem a usar tintas e materiais sobre as folhas:
    • Cola de papel (daquela branca), para colar duas páginas e ficarem mais grossas, ou fazer colagens. Jornal é porreiro para começar o fundo. Experimentem colas que tenham em casa, mas a branca foi a que deixou menos marcas, custou-me cerca de 2€ nos chineses.
    • Gesso! Isto para preparar as páginas para receber uma boa quantidade de tinta e também permite aproveitar as páginas onde tenha passado um pouco de tinta das outras páginas. Claro que se for para fazer desenhos a lápis ou aguarelas, não precisam de usar o gesso como base.
    • jornais e revistas. Sim, aproveitem para reciclar um pouco as quantidades enormes de papel que há por casa. Como já disse acima, jornal é excelente para o fundo, as páginas das revistas serão óptimas para evitar que o resto do caderno fique todo pintado. Uma página de cada lado e estamos prontos para começar.

Bem, estas foram as minhas descobertas, tendo em atenção aquilo que eu quero fazer e tenho experimentado... Alguém tem mais recomendações?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Colecção Máquinas - Listagem

Como as vezes preciso de saber os modelos específicos das máquinas que temos, é melhor organizar uma lista. [LISTA EM CONSTRUÇÃO] Bencini Comet S 1950s, italiana film 127 Link Interessante Ensign Ful-Vue Ful-Vue Super Fed 5  [FOTO] Kodak Retinette 1A (Prontor 250S) Nikon FM  - ( SN: 3331273) Lente: Nikon Lens Serie E - 28 mm 1:2.8 [FOTO] Olimpus OM40 [FOTO] Pentax K1000 Lente Miranda 50mm 1:2 Smena 8M Zorki - 4K

It Doesn't get better

Acho que toda a gente se lembra do que foi o secundário, nada como o que surge nos filmes americanos, bastante mais normal. mas sempre houve os meninos que tinham imensa piada, as meninas que toda a gente gostava, os cromos, os estranhos, os desportistas. Tanto estereotipo.  Mas acho que toda a gente consegue relacionar, um ou outro "miúdo popular" bem "cahtinho" e cheio da mania, com as personagens deste filme.  

Artesanato - A Feiticeira

A feira de artesanato de Vila do Conde está a decorrer e como sempre, não pude deixar de ir. Todos os anos dou um passeio por lá e vejo milhentas coisas que me apetece trazer para casa. Compro normalmente um presépio, um diabo de Barcelos e muitas vezes algo que me salta a vista na altura. E este ano foi igual... Um presépio, um diabo de Barcelos, um prato para fazer de fruteira, um porta-lapis de pele e um fantoche! É o fantoche que eu venho cá mostrar. Eu adoro fantoches para brincar e contar histórias ao Gustavo. E ele também fica faxinado com eles. Mas quando vi estes... bem! Fujam! A loja chama-se: Artesanato A feiticiera. São lindos e todos em pano, perfeitos em termos de execução, tem muitas versões, muitas histórias, bem adorei. Tive de trazer um! Havia duas versões, um fantoche tradicional de "meter a mão". E a outra versão, mais complexa, tem uma personagem de um lado e virando "a saia" tem a outra personagem. As duas personagens completam uma his