Quarto Montessoriano ou Método Montessori para bebes.

15 de janeiro de 2016

A Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

Assim que me falaram desta ideia e me mostraram os exemplos e como montar um quarto Monterssori fiquei logo a adorar. Adorei o facto de tudo estar ali ao dispor da criança e quanto mais leio e pesquiso mais a ideia me convence. Uns poderão achar modernices, coisa de hippie, mas a mim parece-me natural e intuitivo. O quarto é "montado" em função da criança, disponibilizando os brinquedos a criança de maneira a que esta escolha o que fazer/brincar. Terá de haver algum cuidado ao planear um quarto assim, moveis bem fixos apra não cairem em cima da criança, chão com tapetes, moveis sem esquinas afiadas a pensar nas cabeças, não usar portas ou gavetas perigosas... Mas se tivermos cuidado nas escolhas dos moveis, acho que pode ficar um encanto...


Como montar um quarto seguindo o método Montessori:

- Em vez do tradicional berço, optar por um colchão no chão, ou uma cama muito baixa para os bebes que já andam melhor.

- Espelhos a altura da criança. Será necessário fixar muito bem os espelhos à parede ou optar por espelhos autocolantes. Os espelhos devem estar a altura das crianças, mas não apresentarem perigo para os mesmos.

- Desenhos, quadros ou fotos na parede, a altura dos bebes. Mais uma vez os autocolantes de decoração para as paredes são opções baratas e eficazes.

- Prateleiras baixas, de forma a que o bebe possa aceder-lhes e pegar no brinquedo que desejar. Será preciso ter algum cuidado na escolha destes acessórios, como prateleiras e estantes, por causa das esquinas.

- Os brinquedos devem ficar sempre acessíveis e a mão da criança.

- Deverá haver um espaço livre para que a criança possa explorar os brinquedos usando a imaginação.

- Mobília para o tamanho da criança, mesa, cadeiras, etc.

- Barra na parede, para que a criança se possa agarrar na fase em que começa a andar.

- Recomendam o uso de grade na porta do quarto da criança, para que a porta possa estar aberta para poder ver e interagir com os pais.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Google+ Followers

Com tecnologia do Blogger.
 

Seguidores