ContagiARTE

3 de janeiro de 2014

Descobri um workshop de fotografia muito interessante no Contagiarte. Com um total de 55 horas durante 3 meses, tem um programa bastante completo e interessante.

Serão percorridos aspectos teóricos e práticos como a história da primeira fotografia, uso da câmera e equipamentos, revelação em P/B e noções de laboratório P/B, construção e manipulação de uma câmera fotográfica artesanal “pin hole” (por ex.: fotografar com lata ou caixa de fósforos), elementos de linguagem fotográfica como a luz/ regras da composição e do enquadramento, noções básicas de software para a edição e o tratamento digital de imagens, saídas colectivas para fotografar, visita a exposição e Museu da Fotografia.
 PROGRAMA:
- Formação da imagem numa câmara escura | Materiais fotossensíveis – o registo da imagem | A imagem em preto e branco | Construção e manipulação de uma câmera fotográfica “pin hole” (fotografar a partir de uma caixa de fósforos ou lata por ex.). Laboratório fotográfico: Processamento (revelação e cópias) do material feito com a câmera “pin hole”
- Os diferentes tipos de câmera fotográfica. | O funcionamento e uso da câmera: diafragma, obturador, sensibilidade, o uso do fotômetro; o sensor, as objectivas (distância focal)
- Composição (Regras da Composição e do Enquadramento escolhas, recorte, enquadramento, composição tonal e composição de cores)
- A captura digital de imagens: elementos da câmera digital | O arquivo digital: Compactação e formatos de arquivos; Biblioteca de Arquivo – Organização e Método; Tratamento digital de imagens em Adobe Photoshop Lightroom.
Saídas colectivas para fotografar.
Visita a exposição e ao Centro Português de Fotografia.

Gostei, vou pensar nisto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Google+ Followers

Com tecnologia do Blogger.
 

Seguidores